Compostagem Comunitária em Poceirão e Águas de Moura

Compostagem Comunitária em Poceirão e Águas de Moura

O Município iniciou a instalação de compostores comunitários, no âmbito do Projeto RecolhaBio – Palmela - compostagem comunitária. Trata-se de mais uma solução para recolha coletiva de biorresíduos, no Poceirão e em Águas de Moura. Estima-se que os compostores comunitários possam estar em funcionamento no final do mês de novembro.

Esta iniciativa envolve uma campanha de sensibilização e divulgação à população, com a distribuição de folhetos e cartazes, bem como a realização de ações de formação e workshops para as/os munícipes e funcionárias/os das Juntas de Freguesia que vão acompanhar o projeto. Serão entregues baldes de 7 litros às/aos aderentes ao projeto.

As Juntas de Freguesia desempenharão um papel importante no projeto da compostagem comunitária, ao contribuir para a sua divulgação, para o esclarecimento de dúvidas, promovendo o envolvimento da comunidade e, particularmente, na manutenção do equipamento, ação indispensável para a produção do composto. O composto produzido será distribuído pelas/os aderentes, por quem manifestar interesse e nas próprias ações de manutenção e conservação de espaços verdes realizadas pelas Juntas de Freguesia.

O projeto tem como principais objetivos reforçar a prevenção da produção de resíduos, a reciclagem e a valorização de biorresíduos, reduzir as quantidades de resíduos depositadas em aterro, promover a economia circular, contribuindo para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem e da neutralidade carbónica e climática.

O RecolhaBio – Palmela – compostagem comunitária resulta de uma candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental - “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, correspondendo a um investimento global de 159.925,56€.

Esta ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas n.º11 (Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis) n.º12 (Produção e consumo sustentáveis) e n.º13 (Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos).