32 º Aniversário da Freguesia de Poceirão

32 º Aniversário da Freguesia de Poceirão

Hoje celebramos o 32 º Aniversário da Freguesia de Poceirão, uma freguesia que nasceu pela mão de um conjunto alargado de homens e mulheres que, sentiram a necessidade de ter a sua Freguesia.

Uma freguesia que logo se estabeleceu, marcou presença, e ao longo dos anos tem sido alvo de um trabalho notável.

Há um mês comemoramos os 45 anos do 25 de abril, e muitos de vós certamente se lembram como era o Poceirão nessa época, faltava muita coisa, quer dizer, faltava quase tudo, e foi com essa conquista que se estabeleceu a ponte para os dias de hoje e para o desenvolvimento que Poceirão exibe a vários níveis, de requalificação, de coesão do território, do desporto, da educação, da cultura, do apoio social, entre outros.

Mas em 2013, com a agregação das Freguesias, recuamos, promoveu-se o afastamento entre eleitos e eleitores, a redução do número de trabalhadores, a concentração e centralização de serviços, maiores dificuldades na resposta aos problemas e anseios das populações, desvirtuamento do papel e função das freguesias na organização do poder local, perda de proximidade e capacidade reivindicativa das populações.

Mas a nossa tarefa não se tornou mais difícil só por causa da agregação, todos os dias sentimos cada vez mais dificuldades, as juntas de freguesia tem sido alvo da atribuição de mais competências por parte do estado, mas como contrapartida têm sido alvo de retirada de verbas, para este território de 283km2 .

Vivemos um tempo de dúvidas e incertezas, resultantes de fatores que nos são estranhos, logo que escapam ao domínio da nossa vontade.

Neste momento em que os povos são confrontados com as graves consequências do surto do novo coronavírus, que afeta a esmagadora maioria dos países do mundo.

Não é possível assinalar esta data sem fazer referência, uma vez mais aos trabalhadores e os seus eleitos, que neste momento deram provas inegáveis da sua importância e da sua capacidade de intervir para defender o bem-estar comum e salvaguardar a saúde pública, não parou, reforçamos o auxilio às camadas mais desprotegidas da população, desinfetou se as ruas, continuaram a ser despejar fossas, a recolher lixo e a tratar do espaço público, por isso e tudo mais merecem naturalmente ser reconhecidos por todos.

Um obrigado especial a todos os trabalhadores que continuam, apesar das adversidades, a dar o seu melhor.

Viva a Freguesia de Poceirão!