Águas de Moura tem novo espaço para a comunidade!

Águas de Moura tem novo espaço para a comunidade

Águas de Moura já tem a funcionar um novo espaço multiusos para a comunidade. O Centro Comunitário de Águas de Moura (CCAM) foi inaugurado no dia 21 de janeiro, depois de profundas obras de reabilitação, num investimento municipal no valor de 489 mil euros. A inauguração decorreu em ambiente de festa, com a participação dos agentes sociais, económicos e associativos da freguesia.

O CCAM disponibiliza agora à comunidade respostas culturais, sociais e formativas e acolhimento das associações locais sem sede própria. Tem como valências o Pólo da Biblioteca, Auditório, Sala Multiusos, Sala de Reuniões, espaços para a Associação de Festas de S. Pedro de Marateca e para o grupo de teatro TELA, Loja Social e Loja da Aldeia. O espaço foi adaptado a pessoas com mobilidade condicionada, com a instalação de rampas, elevador e adequação das instalações sanitárias.
A visita ao edifício contou com vários momentos de animação, a cargo dos Agarrat’ÓBrass, de alunas/os da EB1 de Águas de Moura e das cantadeiras das Marchas de S. Pedro de Marateca (Rogélia Santos e a neta, Leonor Santos).

Para o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, a inauguração foi «um dia de histórias e de memórias». Foi com satisfação que viu a participação de muitas/os jovens neste importante momento, porque este projeto representa precisamente «a esperança no futuro» e pretende demonstrar que «Águas de Moura não é só um local com menos população e gente mais envelhecida».

O Presidente lembrou que o edifício, que era o antigo quartel dos Bombeiros de Águas de Moura, foi alvo de uma primeira requalificação para criar condições para as associações que não tinham espaços próprios, mas acredita que, depois deste investimento, «estão agora criadas condições para outra dinâmica». Apesar do desafio que foi adaptar um edifício antigo a uma nova função, não tem dúvidas de que o resultado final é «um equipamento bem reabilitado e perfeitamente sustentável».
Álvaro Balseiro Amaro espera que o Pólo da Biblioteca possa ser mais frequentado, que seja possível redinamizar atividades culturais que já ali decorreram, dinamizar ações de formação para a comunidade e conseguir ter o ensino da música também em Águas de Moura. «As condições técnicas e de acolhimento que temos agora vão proporcionar tudo isso e estaremos disponíveis para responder a esse desafio», referiu.

A inauguração do CCAM marcou o arranque da Semana da Freguesia de Marateca, que decorre até 27 de janeiro.