Comemorações do 31 º Aniversário da Freguesia de Poceirão

Comemorações do 31º Aniversário da Freguesia de Poceirão

Poceirão uma freguesia que nasceu pela mão de um conjunto alargado de homens e mulheres que, sentiram a necessidade de ter a sua Freguesia. Uma freguesia que logo se estabeleceu, marcou presença, e ao longo dos anos tem sido alvo de um trabalho notável.

A agregação das Freguesias, promoveu o afastamento entre eleitos e eleitores, a redução do número de trabalhadores, a concentração e centralização de serviços, maiores dificuldades na resposta aos problemas e anseios das populações, desvirtuamento do papel e função das freguesias na organização do poder local, perda de proximidade e capacidade reivindicativa das populações.

E se no nosso território estes constrangimentos não são tão acentuados deixem me aqui dar uma palavra de apreço e agradecimento, a todos os funcionários da Junta, pois são eles, a base fundamental do desenvolvimento e trabalho. Eles que foram os primeiros lesados, mudaram de postos de trabalho, de funções.

Agora sobre o processo de descentralização que o Governo nos quer impor, reafirmamos que competências sem meios são novos encargos. A questão não está em aproximar o poder, mas sim assegurar a resposta a direitos e não transferir as insatisfações e incumprimentos. A questão não está em conhecer melhor a realidade, mas sim em assegurar que esse poder, mais próximo e conhecedor de aspirações e necessidades, esteja em condições de dar resposta às populações.

Mas a 23 de maio foi dia de comemoração, foi dia de dizer o quanto nos orgulhamos do nosso passado e nas comemorações do ano anterior, demos voz à tradição, àqueles que nos permitiram aqui chegar.

Este ano quisemos dar voz ao futuro, e mostrar que esta Freguesia tem um futuro com muito talento.