Poceirão tem a única sala STEAM Lab da margem sul

Poceirão tem a única sala STEAM Lab da margem sul

A Escola Básica e Secundária José Saramago conta com uma nova sala STEAM Lab, conceito associado ao desenvolvimento cognitivo, centrado nas cinco principais áreas de conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. A inauguração aconteceu durante a manhã de 25 de janeiro, no âmbito do programa da Semana da Freguesia de Poceirão, com a comunidade educativa, as autarquias locais e a Universidade de Aveiro, parceira deste projeto inovador – único, neste momento, na zona sul da Área Metropolitana de Lisboa. Enquadrado na Ação 21 da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão Marateca – PRR (Comunidades Desfavorecidas), «Ações de motivação para o combate ao insucesso escolar», o projeto, implementado pela Escola e pela Câmara Municipal de Palmela, pretende prevenir o abandono escolar, promover o sucesso e a igualdade de oportunidades, através de uma Educação Inclusiva e de Qualidade, que dote as/os jovens de competências que lhes permitam um melhor projeto de vida.

O STEAM Lab incentiva o trabalho em grupo e a criatividade, facilita a aprendizagem colaborativa, a cocriação e o debate. Recursos tecnológicos diversificados (impressoras 3D, plotters de corte, estúdio, ferramentas, equipamento eletrónico) favorecem a exploração de áreas como robótica, automação, fotografia, vídeo, eletricidade ou eletrónica. O projeto representa um investimento de 67.650 euros e inclui o apetrechamento da sala, bem como a formação de docentes nesta metodologia pedagógica.

Associado ao Makerspace, em concurso, que a Câmara Municipal vai instalar no Centro Cultural de Poceirão, com uma filosofia idêntica, a população jovem de Poceirão e Marateca passa a dispor de recursos ímpares nesta área para a sua formação pessoal e profissional e de competências determinantes para o seu percurso futuro.

Mais oportunidades, para contrariar «comunidades desfavorecidas»

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara sublinhou a aposta forte na elevação dos indicadores de desenvolvimento das freguesias rurais e o papel da OIL neste propósito, considerando que este é um momento de transformação, em que deixaremos de ter «comunidades desfavorecidas» para ter comunidades felizes, com autoestima, oportunidades e perspetivas de futuro. Álvaro Amaro acredita que esta nova abordagem pedagógica vai motivar docentes e alunas/os e mostrou a sua satisfação com os resultados do Projeto Educativo Local, construído de forma participada, com o envolvimento dos recursos educativos da comunidade.

O processo de luta das autarquias e das populações, que levou à concretização daquela escola, foi recordado por Cecília Sousa, Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, que considera que o estabelecimento de ensino é, simultaneamente, um símbolo de conquista e uma parte integrante da identidade local.

O Presidente do Agrupamento de Escolas José Saramago, Faisal Aboobakar, exprimiu o entusiasmo, desde o primeiro momento, com esta parceria com as autarquias para a construção e implementação da OIL, e o percurso, ao longo do qual tem sido possível desenhar projetos de referência para uma intervenção integrada na Escola Básica e Secundária, que concorre para disponibilizar uma prática educativa de referência neste território. Procurando caracterizar o público-alvo, lembrou que se trata de uma Escola TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária, em franco crescimento, registando, atualmente, 830 alunas/os no ensino diurno (118 estrangeiras/os, de 13 nacionalidades) e 100 no noturno (62 estrangeiras/os, de 7 nacionalidades), o que reforça o seu caráter intercultural.

O Prof. Doutor Artur Silva, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, reiterou a importância de investir nas pessoas e nas parcerias e da relação entre a Academia e a comunidade, e partilhou exemplos do impacto positivo do trabalho desenvolvido pela Fábrica Centro Ciência Viva da Aveiro junto das crianças de zonas mais periféricas e interiores da zona centro.

As/os alunas/os do Curso Profissional de Restaurante e Bar apoiaram a realização do evento, que permitiu a experimentação direta de vários recursos e experiências do STEAM Lab, com o acompanhamento de formadoras/es da Fábrica Centro Ciência Viva da Aveiro.