STEAM Lab recebe formação para docentes

STEAM Lab recebe formação para docentes

O STEAM Lab - inaugurado em janeiro na Escola Básica e Secundária José Saramago, em Poceirão - está a receber uma formação para 18 docentes do Agrupamento de Escolas local, promovida pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro/Universidade de Aveiro.

Esta ação, que iniciou no dia 1 de março e é composta por 30 horas de formação, contribuirá para a promoção de uma nova abordagem de ensino-aprendizagem, através de uma metodologia ativa, centrada na/o aluna/o e na multidisciplinaridade.

A educação STEAM é um conceito associado ao desenvolvimento cognitivo das/os alunas/os e centra-se nas cinco principais áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Nesta abordagem, os diferentes conteúdos programáticos são trabalhados em simultâneo, de formas diferentes, permitindo à/ao aluna/o ter contacto com novos e vários conceitos ao mesmo tempo.

Esta formação enquadra-se na Operação Integrada Local (OIL) Poceirão-Marateca, projeto financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa - e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).