Operação Integrada Local Poceirão-Marateca Município apresentou evolução das ações aos parceiros

Operação Integrada Local Poceirão-Marateca Município apresentou evolução das ações aos parceiros

O Município de Palmela apresentou a evolução da Operação Integrada Local (OIL) Poceirão-Marateca aos parceiros, numa sessão de trabalho realizada em junho, no âmbito da Semana de Freguesia de Poceirão.

A OIL Poceirão-Marateca, que será concretizada até 2025, com um pacote financeiro de 6,5M€, é constituída por 58 ações (42 das quais em curso) promovidas pela Câmara Municipal, União de Freguesias e 14 instituições de Poceirão e Marateca.

Promover o desenvolvimento local, a coesão territorial e a qualidade de vida das/os munícipes são os objetivos centrais desta OIL.
No capítulo das ações físicas, o Município realizará, em breve, ações de requalificação do Espaço Público; a ampliação da rede de esgotos domésticos em Cajados (Trav. 5 de Outubro e Rua 5 de Outubro); a ampliação, remodelação e reforço da rede de abastecimento de água (Forninho, Asseiceira e Fernando Pó); a requalificação da ruina da Igreja de S. Pedro da Marateca; a requalificação, eficiência energética e transição digital do Centro Cultural de Poceirão; a requalificação do Parque Mário Bento e a construção de dois polidesportivos (Águas de Moura e Cajados).

Das ações imateriais a desenvolver pela Câmara Municipal, destacam-se a promoção de educação e sensibilização ambiental, economia circular junto das adegas e agroindústrias; a viatura adaptada para promoção da atividade cultural e artística (OVO); a dinamização da Biblioteca no Centro Cultural de Poceirão e o Projeto Acordeão (capacitação para a música a partir do acordeão, envolvendo a comunidade, através dos Grupos de Folclore).

Recorde-se que a OIL Poceirão –Marateca é um projeto financiado ao abrigo do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa, com a implementação de ações que contribuirão para o desenvolvimento deste território, em sete áreas estratégicas: ambiente e valorização do espaço público, cidadania e empoderamento de comunidades, cultura e criatividade, educação, emprego e economia social, saúde e social.

Juntas/os, criamos desenvolvimento!