Estado Central e Município apoiam Ampliação da Casa Mortuária da Igreja de Poceirão

Estado Central e Município apoiam Ampliação da Casa Mortuária da Igreja de Poceirão

A obra de remodelação e ampliação da Casa Mortuária da Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Poceirão, há muito desejada pela comunidade local, vai avançar, em resultado da conjugação de esforços entre a Câmara Municipal de Palmela, o Estado e a Paróquia.

O Contrato de Financiamento no âmbito do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva - Subprograma 2 foi assinado em Poceirão, no dia 29 de junho, pela Diretora-Geral da DGAL - Direção-Geral das Autarquias Locais, Sónia Ramalhinho, pela Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida, e pelo Pároco Geraldo Kalemesa, da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Pedro de Marateca.

Na sequência da candidatura apresentada pela Fábrica da Igreja Paroquial a este programa, que tem como objetivo apoiar obras de recuperação em associações e em equipamentos religiosos, a DGAL vai atribuir uma comparticipação financeira para a execução da obra no valor de 36.000€, correspondendo a 50% do valor comparticipável desta intervenção, que é de 72.000€.

O Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, manifestou a sua «satisfação» por este passo que foi dado e assumiu o compromisso do apoio municipal à obra, na parte não comparticipada pelo Estado. «Vamos pôr mãos à obra e, da parte do Município, naquilo que não foi possível ser financiado pelo Estado Central, nós iremos a jogo», garantiu.

Álvaro Balseiro Amaro lembrou que este é «um sonho que já tem uns anos e vinha sendo construído com a comunidade da Paróquia e muita gente de Poceirão». «O Município, desde a primeira hora, manifestou o seu apoio à iniciativa e comprometeu-se com o suporte financeiro mas, à medida que o projeto foi sendo elaborado, percebemos que tinha outra envergadura e merecia ser candidatado a um sub-programa», lembrou. Por isso, considera que faz todo o sentido este «esforço conjugado das três entidades», beneficiando a população da freguesia que, «ao contrário de outras de natureza rural, cresceu».

Na cerimónia de assinatura, o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, realçou que «estes equipamentos são essenciais para dar mais dignidade e conforto» às famílias nestes momentos difíceis. Carlos Miguel aproveitou a ocasião para agradecer ao Município, que assumiu desde logo que «estaria ao lado da Paróquia no sentido de concretizar a obra», e à Paróquia, pela «mobilização das pessoas em torno deste projeto». «A partir de hoje é fazer obra. O Governo é grato por ser vosso parceiro na concretização de um equipamento que serve todos, católicos e não católicos».

«É uma boa iniciativa haver este acordo entre as autoridades civis, a comunidade cristã e outras comunidades religiosas. Obrigado a todos os que tiveram esta iniciativa e a concretizam hoje», agradeceu também o Padre José Lobato, Administrador Diocesano da Diocese de Setúbal.